PROPOSTA DE PEDRO COSTA  
 Proponho a criação de uma rubrica intitulada "saúde&bem-estar", para a qual passo desde já a contribuir e prometo, sempre que puder, trazer aqui algumas temáticas que julgo ser de interesse geral. Afinal... a saúde é, inquestionavelmente, o nosso bem mais precioso.
 À pouco tempo realizei um trabalho sobre os "problemas ligados ao álcool" e gostaria de partilhá-lo convosco. É sempre um tema actual e que, de uma forma ou de outra, acaba por estar ligado à vida de cada um de nós, não fosse Portugal um país com fortes tradições (fortíssimas) nesta matéria.
 A maior parte do que se diz no trabalho são coisas das quais já ouvimos falar e sabemos, mas as coisas passam a ter um outro sentido quando nos apercebemos que afinal há quem se interesse por estes assuntos de uma forma muito séria. E aquilo que até então se poderia ver como uma normalidade passará a ser visto com um real, ou potencial problema, e para combater um problema é preciso primeiro identificá-lo.
 Como vão poder reparar o trabalho foi feito no âmbito  militar, mas é perfeitamente adaptável a qualquer população, até porque os dados pesquisados não foram encontrados em ambiente militar.
 Quando no trabalho se fala em "estruturas hierárquicas responsáveis", é certo que é um termo que na sociedade civil fica um pouco descontextualizado, mas perfeitamente transponível, podemos aqui pensar em estruturas como: o poder político (Junta de Freguesia e Câmara Municipal), as sociedades recreativas e porque não "os mais velhos". Um jovem, quer se queira ou não, acaba sempre por ser influenciado por aqueles que o rodeiam, principalmente por aqueles que na sua percepção são um exemplo - "os mais velhos".
 O trabalho que partilho convosco foi feito com o objectivo de ser apresentado com prelecção, pelo que decerto ficarão com algumas dúvidas, contudo acredito que a ideia principal irá passar.
 
Um abraço amigo
 
Pedro Costa
     
 
 
 
AGENDA  /  MÚSICA  /  BARCÂNCIA  /  LIVROS  /  ARQUIVO